terça-feira, 22 de março de 2016

Aula de campo leva alunos à História da Barra do Itapemirim

Uma viagem às nossas origens. Alunos da EMEF José Marcelino embarcaram recentemente em um roteiro que ajuda a contar boa parte da história do nosso lugar. Guiados pela professora de História Laryssa Machado e por Luiz Alberto Valdo, que leciona Geografia, os estudantes conferiram alguns prédios históricos, como a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, o Palácio das Águias e as ruínas do Trapiche.

Professores e alunos em ação: conhecimento e valorização da História de Marataízes

Outro ponto da visitação foi a foz do Rio Itapemirim. Os alunos viram de perto as características do estuário. Do ponto de vista histórico, o destaque ficou por conta do porto da Barra, cuja importância para o desenvolvimento local, a partir da segunda metade do século XIX, é indiscutível. Números da "Mesa de Rendas" da Vila do Itapemirim, entre as décadas de 1870 e 1880, apontam que a arrecadação a partir dos impostos sobre exportação de produtos primários, com destaque ao café, era semelhante à registrada na capital da então Província do Espírito Santo.

Os estudantes estiveram ainda na Casa Freire. Datada de 1928, a construção se destaca por aquilo que deveria ser uma regra para os imóveis de interesse de preservação histórica e cultural: a sua conservação. O imóvel, situado à Rua Capitão Miguel Sad, foi um importante estabelecimento comercial da Barra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário