quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

2 de fevereiro

Uma relíquia!

Filmada por Zilmar Geaquinto Filho (Baíco) em Super-8, a procissão em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes, traz detalhes impressionantes da Barra do Itapemirim e do Pontal no ano de 1976. Como podemos ver nos créditos do vídeo, trata-se do registro em vídeo mais antigo de uma manifestação religiosa em Marataízes.



É possível observar a foz do Itapemirim ainda sem a ponte ligando a Barra ao Pontal. Também vemos a tradicional colônia de pescadores com poucas casas e alguns dos seus barcos participando da procissão. Devotos da Barra do Itapemirim, talvez mais numerosos, carregam a imagem de Nossa Senhora da Igreja que leva o seu nome. Ainda de pé, o Trapiche se mostra imponente. À sua frente, o Palácio das Águias em sua forma original, opulento.

O destaque maior, contudo, apesar da grande beleza do cenário, é a manifestação de fé do homem maratimba. A devoção dos católicos locais a Nossa Senhora dos Navegantes - cujas raízes históricas, nos levam ao século XIX, com a edificação da Igreja a partir de uma promessa do comerciante português Simão Rodrigues Soares - emociona mais de quarenta anos depois do registro acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário