segunda-feira, 3 de abril de 2017

Elegância

A pose para ser retratado. Chapéus, ternos, postura altiva, o olhar quase sempre fixo no retratista. Uma aglomeração em frente à estação da Barra do Itapemirim, localizada na esquina das atuais avenida Simão Soares e rua Dr. Jaime Santos Neves. Não se sabe se chegavam, se partiam ou se apenas estavam por ali para observar o movimento das pessoas e cargas vindas de Cachoeiro e da região do Caparaó.

Anos quarenta do último século e o boom rodoviário ainda não havia engolido as ferrovias. Boa parte da produção cruzava o sul capixaba nos vagões e a cabotagem conferia intensidade ao porto da Barra que, embora precário em infraestrutura - um problema crônico que o acompanhou desde o início da navegação a vapor pelo Itapemirim, em fins do século XIX - ditava os rumos da economia microrregional. A elegância flagrante na imagem traz uma possível Belle Époque aos moldes locais, fruto desse vigor nas atividades portuárias.


O registro compõe o acervo da Família Soares, administrado por Ivilisi Soares de Azevedo. Esteve recentemente em exposição na antiga sede da Associação Cristã Beneficente - ACB, na Barra do Itapemirim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário