sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Casarões

Mais uma imagem do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Desta vez, vemos a Avenida Governador Lacerda de Aguiar nos anos sessenta. Destacam-se os postes dividindo a avenida ao meio e os casarões. Alguns imóveis, como a casa de verde de madeira, localizada na área da família Vivácqua, e a "Villa Lucinia", construção de 1936, continuam de pé. Outros, no entanto, foram para o chão. A primeira casa à direita, onde chegou a funcionar a "Casa do Artesão", foi demolida recentemente. 


Marataízes não dispõe de legislação própria para o tombamento de bens móveis e imóveis. Os poucos imóveis tombados no município passaram pelo processo via Conselho Estadual de Cultura. Defasado, o Plano Diretor Municipal - PDM, datado de 2007, indica edificações consideradas de interesse para tombamento. Algumas delas estão localizadas na Avenida Governador Lacerda de Aguiar e outras tantas na região histórica - que, julgamos, poderia se constituir um "sítio histórico" - da Barra do Itapemirim. 

A imagem acima chegou ao nosso conhecimento através da colaboração de Rubens Borges. 

2 comentários:

  1. A casa do artesão na verdade foi a casa da família Marcondes. Dona Alice Marcondes (Laticínios Alice, da Safra) ali residiu até ficar doente.

    ResponderExcluir
  2. Oi, George.
    Será que nos referimos ao mesmo imóvel?
    Falamos daquela casa de esquina, quase em frente à Câmara Municipal. A última pintura dela foi verde com as esquadrias em azul. Ali funcionou por um período a "Casa do Artesão".

    ResponderExcluir