segunda-feira, 19 de março de 2018

À exuberância da memória

Quando iniciamos o projeto "Memória Marataízes", há quatro anos, tínhamos a companhia de uma pequena ambição: reunir memórias, mesmo que esparsas, sobre nosso lugar. Conseguimos mais que isso. Aos poucos, mais pessoas foram chegando e compartilhando suas memórias entre si. Registramos algumas lembranças que corriam o risco de se perder. Tivemos a honra restabelecer contato entre velhos amigos com lembranças - algumas hilárias - em comum.

Em que pese o histórico descaso e a ignorância às vezes deliberada sobre aquilo que é "velho", "ultrapassado", não esmorecemos. Sabemos que o resgate, a preservação, a valorização e a divulgação dessas memórias são fundamentais para uma sociedade adoecida, cada vez mais desorientada em meio ao bombardeio pós-moderno e seu o apelo à velocidade e à novidade. O apelo àquilo que é efêmero e artificial tornou-se um concorrente desleal, um assassino de memórias.

Nesse sentido, ainda que aparentemente desconexas, as memórias têm um fio condutor que contribui para construir a identidade local. Por sua vez, manter a identidade, em nosso entender, é condição sem a qual não se pode falar em desenvolvimento sustentável.

Modestamente, assim tentamos cumprir a nossa função social, apesar de algumas dificuldades, que são naturais a um trabalho voluntário e sem qualquer tipo de financiamento (aliás, com algumas despesas). Somos um esforço, tímido, que também deseja lançar luz sobre a necessidade contínua de se fazer algo mais para a memória, a cultura e a história de Marataízes.

Entramos em nosso quinto ano de existência na confiança de que não estamos sozinhos. O carinho que percebemos nas memórias compartilhadas nos trazem essa certeza. A "Memória Marataízes" segue sua jornada.

8 comentários:

  1. Parabéns, Professor Vitor. É um trabalho muito importante para que a futuras gerações possam ter referência de seu lugar de origem.

    ResponderExcluir
  2. Excelente iniciativa!! Sou fã de tudo o que se refere à Marataízes de ontem e de hoje! Parabéns Memória Marataízes!!

    ResponderExcluir
  3. Como eu era encantada com a velha igrejinha de Marataízes. Ali à sua sombra fui muito farofeira. Chorei quando a,remodelaram. Tinha que ter sido preservada como era
    .Saudade

    ResponderExcluir
  4. Quantas vezes passei férias escolares nessa Colonia de férias.Era maravilhoso, comida gostosa,todos sentados à mesa, aprendendo como se portar, fileira de camas muito limpas e muito confortáveis, pessoas que faziam os afazeres, limpeza muito educados, os responsáveis pela disciplina , lazer, educação física. Lembro Sr. Oswaldo que morreu salvando uma criança, D. Dina, ate fazer exame nos cabelos para ver se havia piolho, ficavam vigilantes como escovavamos os dentes, vigilantes na hora do banho de mar. Passei dias felizes ai. Um mês para meninas, um mês para meninos e eu adorava ser escolhida para ir.Lembro o gosto da carne assada, da canecona de chocolate com pão com carne. Os presentes no dia de Natal. Serenatas que faziam para as professoras. Ai que saudade da minha Colônia de Férias. Quando amanhecia, dentro de cada gaveta individual do aluno, haviam colocado uma maçã, eu adorava aquilo. A gente só levava a roupa de uso. O demais eles tinham tudo, lençóis, travesseiros, colchas, cobertores. Um medico sempre visitava se alguem passasse mal. Era um trabalho social maravilhoso.

    ResponderExcluir
  5. Nunca jamais esquecerei as festas, jogos de verão, passeios e meus filhos e sobrinhos a frequentar o IATE, nossos jogos, quanta alegria, carnaval, sair com a Banda e mergulhar no mar. Os grandes eventos. Sr Élcio e seus colaboradores tão atenciosos, a piscina. Que saudade. Aquele lindo mural de fotos históricas. Iate dos sonhos da rapaziada e moçada dos lindos grupos fantasiados, Garoto e Garota verão. Que linda quadra esportiva. Hoje só lembranças.

    ResponderExcluir
  6. Também não podemos esquecer nosso Trapiche, nosso Palácio das Águias, nossos construtores de barcos, que até a caravela dos 500 anos eles fizeram.

    ResponderExcluir
  7. Nunca poderemos esquecer a casa de D. Ruth Vivacqua, a famosa casa verde. Como a deixaram demolir. Era uma encantada casa, cheia de beleza na forma da construção, árvores, jardim. Linda.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns administradores, Prof. Victor, vamos recordar os encontros em frente a Paulo's , o Bloco das Unidas do Aquidabam, o carnaval de rua, o Xodó, o Vai quem quet, o Chalé, as mulheres cobertas de jóias na praia principal, as lindas moças desfilando de maiô de sainha, o boliche, os encontros dos jovens tão amigos. Que saudade lembrar cada dia nessa Marataízes dos nossos sonhos.

    ResponderExcluir