segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Saudosa Miralda

Toda cidade tem seus personagens. Geralmente são pessoas simples, com trajes e gestos peculiares, que caem no imaginário popular. No município-mãe, Nadinho vaga pelas ruas bicentenárias e, não raro, é encontrado sentado na porta da Igreja de Nossa Senhora do Amparo. Já na terra dos Braga, "Neném Doido" é presença certa na praça Jerônimo Monteiro e dentro de algum veículo da "Flecha Branca".

Aqui em Marataízes, tínhamos Miralda. Durante sua estada por aqui, ela sofreu com o preconceito e o descaso de muitos, fazendo-se companheira da tristeza e da indiferença. Algumas mães substituíam a lenda do "homem do saco" pela figura daquela senhora. As crianças "cortavam volta" da Miralda!

Segundo alguns relatos, durante grande parte de sua vida, Miralda sofreu de uma depressão pós-parto. Mas, na verdade, Miralda nunca teve filhos. Ela teria ficado bastante traumatizada devido à morte de seus pais. Sempre envolta em um pano branco, de sandálias de borracha nos pés, ela ajudava a compor a paisagem do nosso lugar.


Miralda partiu há aproximadamente quatro anos. A foto acima é de Fabiano Moreira.

6 comentários:

  1. Interessante lembrar que muita gente a ajudava e gostava dela.

    ResponderExcluir
  2. Show. Miralda fez parte da minha infancia
    Minha mãe sempre dava comida para ela.
    Eu conhecia a familia dela.
    Amei reve a foto da miralda. Me fez voltar no tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, Rita! A Miralda era uma figura que, ao mesmo tempo em que transmitia medo a alguns, passava uma doçura, uma tranquilidade.

      Excluir
  3. Show. Miralda fez parte da minha infancia
    Minha mãe sempre dava comida para ela.
    Eu conhecia a familia dela.
    Amei reve a foto da miralda. Me fez voltar no tempo.

    ResponderExcluir
  4. Miralda minha mãe já comento várias vezes dela aki dentro de casa,quando minha mãe era criança ela sempre ia na casa da minha mãe tomava café nunca fez mal a ninguém saudades💔

    ResponderExcluir