terça-feira, 12 de setembro de 2017

Paz no mundo, mas aqui foi "guerra"

Um dos maiores festivais de música do mundo, o "Rock in Rio" chega à sua sétima edição em solo brasileiro. Artistas de vários países e estilos (afinal, há muito o festival assumiu a bandeira do "ecletismo") se apresentam na "Cidade do Rock", no Rio de Janeiro, a partir da próxima sexta-feira, dia 15.

Voltamos a uma cena que liga Marataízes ao festival e que permanece viva na memória de muitos. Em 2001, após um hiato de uma década, o "Rock in Rio" voltava a acontecer. No dia 14 de janeiro, um domingo, se apresentariam no "Palco Mundo" artistas do quilate de Ira! e Ultraje a Rigor, Oasis, Guns n' Roses (uma das atrações mais aguardadas daquela edição) e... Carlinhos Brown, um dos grandes expoentes da música popular brasileira contemporânea, mas que não foi muito bem recebido pelo público.

Muito vaiado, Carlinhos discursou para o público. Em vão. Centenas de latinhas e garrafas de água mineral foram arremessadas sobre o palco. O artista tentava, sem sucesso, se desvencilhar dos objetos até que decidiu enfrentar os ataques. Eis que Brown enxerga em meio à multidão uma faixa com uma mensagem bastante apropriada à ocasião.


"Paz no mundo". O recado foi dado por algum espectador de Marataízes. Pronto. Estava feita a "guerra". Comentário geral na cidade em um tempo anterior à popularização da internet. Era nas padarias que o assunto corria. Quem fez a faixa? Duas empresas dessas de plotagem disputavam a proeza. "Fomos nós! Tenho a segunda via do recibo"; "Só eu tenho a máquina que faz essa letra. Comprei em São Paulo". E a contenda durou alguns dias. Até a paz finalmente reinar também aqui.

Assistam também ao vídeo da "chuva" de garrafas sobre Carlinhos Brown e a mensagem de Marataízes para o mundo.


2 comentários:

  1. Eu estive no rock in Rio nesse dia. E estive o tempo todo com o rapaz que fez essa faixa. Estava bem ao lado dele...

    ResponderExcluir
  2. Ele que mandou fazer a faixa.
    Lembro que a intenção era de usa lá no show do Guns roses , mas surgiu essa oportunidade.
    Uma pena ter acontecido isso com o Carlinhos. Paz no mundo

    ResponderExcluir