segunda-feira, 20 de março de 2017

Baixa temporada


A chamada "alta temporada" costumava durar alguns meses. Desde os últimos dias de novembro, algumas casas de veraneio já ganhavam retoques para receber os seus moradores. Passavam dezembro, janeiro e fevereiro, indo embora geralmente após o carnaval. Aqueles que podiam esticar um pouco mais, retardavam a volta para as suas cidades de origem para depois da Festa das Canoas, no segundo domingo de março. Boa parte voltava na "Semana Santa", no feriado de "Corpus Christi" e nas férias de julho.

Agosto, setembro, outubro e a maior parte do mês de novembro serviam para alimentar a saudade dos moradores de temporada.  Também eram dias de calmaria nas ruas da cidade. A imagem acima, compartilhada por Bel Meleipe Peixoto, mostra exatamente o bucolismo em frente ao Praia Hotel, nos anos setenta. Maratimbas caminham tranquilamente com seus balaios certamente carregados. Ao fundo vemos a Igreja de Nossa Senhora da Penha ainda em seu formato original, assim como a Praia Principal.

Um clima de paz único que ainda habita a memória saudosa de muitos amantes da Pérola Capixaba.

4 comentários:

  1. Que saudade da invernada! Caminhava a noite pelas ruas e só ouvíamos o vento anunciando o silêncio.
    Durante os dias de frio as varanda e as janelas eram os abrigos.
    Sempre a espera de alguem para ums prosa regado um café eum pedaço de bolo. Eita tempo gostoso! Tempo de contrastes e lembranças que não voltam mais. Nos resta a saudade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. George, seu comentário é maravilhoso! Reproduz exatamente um clima único que, hoje, infelizmente, não nos é tão possível. A calmaria da invernada hoje habita somente as nossas memórias.

      Excluir
  2. Amo essa página. Comecei a ir em Marataizes em 1989,a última vez que fui, em 2.000 já estava diferente. Marcou muito a minha vida.

    ResponderExcluir