segunda-feira, 13 de março de 2017

Praça

A sempre movimentada praça da Barra do Itapemirim nos anos sessenta do último século. 


Observamos o seu casario. Essas fachadas ainda podem ser vistas em alguma parte, mesmo que mutiladas, conferindo ao lugar uma aura histórica que, em todo o município, só pode ser sentida na Barra e em algumas ruas da região central. 

Também chama a atenção a linha férrea. Não é difícil imaginar o dinamismo - não apenas econômico - trazido pelos trilhos para a localidade. A memória associada ao trem em Marataízes atualmente está restrita aos galpões da oficina da Estrada de Ferro Itapemirim, a poucos metros da praça, e à estação do centro.

As pessoas parecem posar para a foto, algo comum num tempo em que, inexistentes ferramentas tecnológicas aliadas ao descartável, se pensava um pouco mais no valor do registro para a posteridade. Também é fácil supor o desejo dos presentes, mesmo sem saber que são essas pessoas, de mostrar uma parte de sua rotina, da qual deviam se orgulhar. 

A imagem compõe o valioso acervo da família Soares, mantido por Ivilisi Soares de Azevedo. Esta e outras fotografias estiveram expostas na antiga sede da Associação Cristã Beneficente - ACB.

Um comentário: