segunda-feira, 18 de maio de 2015

"E vem o 'Coréia'"!



O Sr. Zenóbio, popularmente conhecido por José Nobre, ao lado do Sr. Nestor Pazini, dono da Viação Princesa do Sul que, por muitos anos, foi a concessionária do serviço de transporte público em Itapemirim/Marataízes.

O patriarca da família Pazini foi um dos empresários pioneiros no transporte coletivo de nosso município. Após longos anos de serviços prestados, nos anos de 1980, a concessão foi repassada para a Viação Marapé.

O registro foi compartilhado originalmente pela Professora Angélica Estevão, filha do Sr. Zenóbio, um dos mais conhecidos motoristas da Princesa do Sul. Angélica nos contou algumas histórias interessantes a respeito dessa época. Segundo ela, um costume comum nos dias de hoje era ainda mais frequente: os presentes recebidos pelos motoristas das linhas que atendiam o interior. Abacaxi, mandioca, peroá... o espaço entre o painel e o para-brisa do "coréia" voltava sempre cheio.

A Professora também nos relata uma curiosidade a respeito do nome de seu pai. Aproveitamos para dizer que não, não erramos: é Zenóbio mesmo! Acontece que o motorista ficou conhecido pela a grande maioria dos passageiros como "José Nobre". Segundo Angélica, a confusão com o nome era comum. "Lembro que quase toda semana, quando ele trabalhava no ônibus, recebia convides de casamentos de passageiros. Eram vários e sempre vinha escrito 'Ao Sr. José Nobre e Família'", lembra.

O Sr. José No... Zenóbio é presença certa nos bate-papos de fim de tarde próximo à Padaria da Barra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário